"Deus vai te derrubar" _MG_3131

Essa é provavelmente minha favorita da série. Não sei se o Lucas se deu conta - imagino que não - , mas existe alguma coincidência no fato de a garota vestir a camiseta com um "I love" alguma coisa. No álbum em que Estela mantém as fotos do que não vai se repetir, nem de um jeito diferente; em que aparece a imagem dela com Gabriel, seu professor; a fã de Bowie guarda a lembrança da hora e da vez diante do letreiro "I amsterdam", bem no estilo das camisetas que estampam o amor do turista programado. A foto cresce quando revela um flagra cotidiano, quando descobre o que pode restar de surpresa naquilo que parece inevitável. 

_MG_3131.png

Tem ainda o número da foto, que mantive propositalmente no título do post. Em Um céu diferente daquele de lá, no conto "Vinte e dois anos", o narrador esboça uma microteoria sobre os números que somam quatro, herdada do convívio com uma amiga japonesa, pra quem os sons de 4 e de morte coincidem. 

É verdade que 3131 soma oito. Acontece que, quando a gente topa brincar de superstição, todo sinal é sinal - e é impossível não ler esse 3131 como dois 4 seguidos. Em "Deus vai te derrubar", Estela vive cercada por um destino quadrado, que não aponta para muitas saídas.